terça-feira, 14 de outubro de 2014

Como melhor aproveitar espaços pequenos

Morar com outra pessoa por si só já é um desafio. Se o casal mora em uma casa pequena, com cômodos menores, o desafio é ainda maior. Para tornar tudo mais fácil, existem algumas dicas que você pode aderir, que ajudam a aproveitar espaços pequenos de maneira eficiente:

1. Crie ambientes diferentes.

A criatividade é imprescindível nessa hora. É algo que quem vive em espaços pequenos precisa ter! Se sua casa for pequena, mas tem pelo menos um cômodo maior, você pode criar dois ambientes em um único cômodo.

Coloque um móvel para dividir o ambiente, um armário, mesinha com sofá ou um aparador. Para aproveitar melhor o espaço, pense nas atividades a que ele se destina - comer, ver TV, trabalhar - então, reserve uma área apropriada para cada uma delas. A pintura do ambiente também pode ajudar na divisão dos espaços.

Não caia no erro de acreditar que espaços pequenos exigem móveis pequenos, é melhor ter alguns móveis maiores e mais ousados do que um monte de objetos pequenos que atrapalham visual e funcionalmente o ambiente além de dar a impressão de que o espaço é ainda menor.

2. Evite a bagunça

Crie o hábito de guardar e organizar as coisas logo depois de usá-las - vale para tudo: roupas, sapatos, louças, papel, livros, TUDO - usou, guardou! Mantendo tudo em seu devido lugar, você reduz a poluição visual e cria um lar bem mais aconchegante. Pense em soluções de armazenamento inteligente, com móveis que aproveitem bem o espaço reduzido, como estantes grandes, e racks com espaço para CDs e DVDs.

Aproveite para se desfazer do que não usa mais. Você pode vender móveis, objetos, roupas e outros pertencer pela internet. Ou doá-los para quem precisa!

3. Invista na iluminação

Uma boa entrada de luz natural, pode fazer um ambiente pequeno parecer bem maior do que ele realmente é. Opte por cortinas que exponham completamente a janela quando abertas. Você também pode instalar espelhos em uma das paredes de um cômodo para que pareça mais espaçoso. Já falamos sobre isso nesse post, inclusive, nele tem várias ideias e lindas inspirações e algumas dicas importantes para não errar!

4. Aproveite as paredes

Disfarçar espaços pequenos é principalmente uma questão de percepção visual. As paredes têm muito espaço que você pode estar desperdiçando. Crie novos espaços de armazenamento, instalando prateleiras ou estantes.
Se o pé direito do seu apartamento ou casa for baixo, pendurar quadros em pontos mais altos da parede pode ajudar, já que direciona o olhar para cima.

Se for o caso, uma ótima ideia também é remover uma parede que não tem nenhuma utilidade e/ou atrapalha o campo de visão.

5. Seja funcional

Organize os espaços de acordo com seus hábitos pessoais. Se você e sua família nunca usam um móvel, retire e aproveite o espaço com algo que "condiz com a realidade" de vocês. Evite acrescentar móveis que vão atrapalhar o caminho nas áreas de maior circulação.

Em cômodos pequenos encostar todos os móveis na parede garante maior espaço. Mas não precisa ser radical, colocar um objeto no meio da sala, como uma mesa de centro, ajuda a criar um ambiente mais aconchegante.

Gostaram das dicas!?

Beijinhos...
Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adoraria saber a sua opinião sobre esse post! Beijo ;*