quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Os alimentos e suas cores

Os nutricionistas sempre ensinam, uma alimentação saudável pede um prato bem colorido. Veja abaixo os benefícios que cada cor de alimento oferece a nossa saúde:


Verde:
Este grupo é recomendado você consumir diariamente em suas refeições. Verduras com folhas verde escura, possuem uma alta concentração de Vitamina B, que são muito importantes para combater doenças do coração. Alguns alimentos dessa categoria: espinafre, nabo verde, mostarda e alfaces. Outras verduras como o brócolis e a couve de Bruxelas, contêm sulforafane, que é um fitoquímico muito potente encontrado em todas as verduras, esses tipos de alimentos são capazes de desintoxicar cancerígenos antes que eles prejudiquem o corpo.

Vermelho:
Os alimentos deste grupo são ricos em licopeno, que é o carotenóide, que pode oferecer ao corpo, proteção contra o câncer de próstata. Você poderá encontrar o licopeno em alimentos como as pimentas vermelhas, melancia, toranja cor-de-rosa ou vermelha, e claro, os tomates. Uma dica é cozinhar os tomates vermelhos, isso porque os tomates vermelhos possuem níveis muito maiores de licopeno comparando com os tomates crus. O repolho vermelho é rico em Vitaminas C e K, que tem todos os benefícios anticâncer, assim como em outras verduras vermelhas.

Laranja:
As frutas e verduras com tons alaranjados são muito ricas em beta-caroteno, substancia que tem como principal característica prevenir o câncer do pulmão, esôfago e estômago, e também ajuda a manter o bronze! Este grupo também minimiza algumas doenças do coração, mantém o sistema nervoso saudável e aumentam o sistema imunológico de nosso corpo. Os alimentos com maior concetração de beta-caroteno deste grupo são as cenouras, batatas doces, mangas, abóboras e laranjas.

Roxo:
Este também é um grupo que tem como principal característica, combater o câncer. Outro benefício para o nosso corpo, é a prevenção de doenças do coração, através da Luteína, um carotenóide encontrado em mirtilos. Alguns alimentos do grupo Roxo são as uvas, mirtilos, ameixas, e berinjelas.

Branco:
Este também é um grupo muito importante que deve ser ingerido em nosso dia a dia. São fontes de cálcio, potássio e minerais que auxiliam no funcionamento do organismo, coração e formação dos ossos. Este grupo é representado pelas batatas, leite, queijos, feijões brancos, couve-flor, cogumelos, bananas, cebolas e alho. As batatas são muito ricas em potássio, as bananas ricas em Vitaminas B6 e C, feijões brancos são ricos em fibras e proteínas, os cogumelos Vitamina D, cebolas e o alho são importante para combater doenças do coração e também a prevenção do câncer.

Marrom:

Esta categoria é praticamente dominada pelos feijões e lentilhas. De todos os vegetais, estes dois alimentos são os que possuem os maiores níveis de proteína, e ainda proteínas de alta qualidade. As lentilhas são muito ricas em manganês, cobre, fósforo, magnésio, ferro, potássio, e Vitamina B1. Também pertencem a este grupo as nozes e castanhas, que são ricos em fibras, ajudam no bom funcionamento do intestino e no combate a ansiedade.

Muito interessante não é?? São coisas que as vezes a gente até já sabe, mas é sempre bom relembrar!! 
E vamos deixar nosso prato beeem colorido hein!

Beijinhos! 
Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adoraria saber a sua opinião sobre esse post! Beijo ;*