domingo, 12 de janeiro de 2014

Cronograma para Organização da Casa


Olá amores, tudo bom? Já postei aqui várias dicas para a organização do lar, mas ainda não havia colocado um cronograma semanal. Minha amiga linda do Candoca Blog, postou um esses dias e me inspirou pra passar o meu cronograma semanal aqui também pra vocês estarem acompanhando. Ficou bem bacana, espero que vocês gostem! Na verdade esse cronograma deve ser iniciado no domingo à noite. Então vamos começar hoje, ok? Eu estarei começando hoje também, e quero saber quem vai me acompanhar! Casa limpinha todos os dias em 2014! ;)

DOMINGO À NOITE:
Coloque toda a casa em ordem! Guarde tudo o que estiver fora do lugar! Não durmam com a pia cheia. Coloque tudo em ordem antes de dormir. Acreditem não levará muito tempo! Vocês lembram qual é o segredo para manter a casa sempre em ordem? Vocês vão se surpreender!

SEGUNDA-FEIRA:
Ao acordar sua preocupação será apenas arrumar as camas e preparar o desjejum, pois você colocou a toda casa em ordem na noite anterior, lembra? Após o desjejum, limpe a cozinha rapidamente, nada de moleza, lave a louça, arrume a mesa... Agora é hora de varrer a casa, passar pano no chão e tirar o pó dos móveis. Você fará isso, acredite, em menos de 40 minutos! E depois estará livre pra fazer o que quiser até a hora do almoço! Após o almoço sua única atividade será limpar a cozinha. Depois você está livre! Faça o que quiser a tarde, um hobby, se tiver filhos aproveite para dar uma atenção especial a eles, brincar, ajudar nas atividades escolares... A noite, não se esqueça de deixar tudo em ordem! Guarde tudo o que você usou durante o dia e estiver fora do lugar! Não se esqueça que este é o segredo deste cronograma!

TERÇA-FEIRA:
Arrumar as camas e preparar o desjejum! Antes de lavar a louça após o desjejum, limpe a geladeira por dentro, retire as vasilhas com restos de alimentos que não serão mais utilizados, e já faça um levantamento do que precisa sem comprado. Faça uma lista de tudo o que precisa ser comprado. Limpe a cozinha. Vá ao supermercado. Ao voltar é hora de guardar as compras e fazer o almoço. Após o almoço limpe a cozinha. E advinha? Tarde livre! Se precisar, aproveite para organizar os guarda-roupas, armários... A noite, operação arrastão!

QUARTA-FEIRA:
Arrumar as camas e preparar o desjejum. Após o desjejum limpe a cozinha. Varra a casa. Se tiver mais alguma coisa pra fazer faça. E depois está livre até a hora de fazer o almoço! Saia com as crianças, saia sozinha, o que quiser! Após o almoço limpe a cozinha e tarde livre!! EEEh! A noite operação arrastão hein, não falhe nem um dia!

QUINTA-FEIRA:
Dia da faxina! Arrumar as camas e desjejum! Limpe a cozinha: fogão, geladeira (somente por fora), armários, mesas, micro-ondas. Trocar toalhas, pano de prato, passadeira. Lavar o chão. Após o almoço, lave a louça do almoço. E a tarde é hora de lavar os banheiros! Colocar o lixo pra fora. Limpar os espelhos, aspirar os tapetes, a casa, e limpar o chão. Tire o pó dos móveis. A noite guarde tudo o que estiver fora do lugar.

SEXTA-FEIRA:
Arrumar as camas e desjejum. A casa hoje estará toda limpa. Você fez faxina ontem, certo?! Após o almoço limpe a cozinha, e pronto! Está sossegada! Coloque uma boa música e relaxe!

SÁBADO:
Arrume as camas e... Dia do descanso! O sábado é o dia da alegria! O melhor dia da semana pra mim!

*Lavar e passar roupas: leva tempo, mas não precisa ser cansativo. Se você tiver bastante volume, poderá lavar todos os dias. Do contrário duas ou três vezes por semana. 

Se você trabalha fora veja o post Dicas para a mulher que trabalha fora, lá tem um esquema prático muito bacana também!
 
Vamos lá?! Quem prometeu manter a casa limpinha todos os dias pra 2014?
Tentem seguir esse cronograma pelo menos por uma semana sem falhar nem um dia, e depois me contem o que acharam! Tenho certeza que vocês vão querer segui-lo o ano todo!

Beijinhos!

2 comentários:

  1. Só a mulher limpa a casa na sua vida? Machismo mandou lembranças...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Júlia! Com certeza não, acho que o homem pode sim ajudar em casa e inclusive o meu marido me ajuda muito! Em nenhum momento no post eu disse mulheres, comecei com "Olá amores", o post pode ser para um homem também. Apesar que eu realmente acredito que a preocupação em manter o lar ordenado deve partir sempre da mulher, por isso a mulher toma conta do cronograma e encaixa o maridão nas tarefas diárias! Espero que você não tenha se sentido ofendida com o post, por que com certeza não foi essa a minha intenção, mas sim propor algo que talvez de alguma maneira possa ajudar alguém...
      Se tiver interesse pode dar uma olhadinha nesse post aqui onde falo da importância de dividir os afazeres do dia a dia entre todas as pessoas da casa: http://www.estillodevida.com/2013/08/por-que-devemos-manter-casa-sempre-em.html
      Obrigada pela participação aqui no Estilo de Vida, vou tentar salientar mais vezes que o homem pode e deve ajudar a mulher nos deveres da casa!!
      Beijos e volte sempre!! ;)

      Excluir

Adoraria saber a sua opinião sobre esse post! Beijo ;*