quinta-feira, 26 de setembro de 2013

A importância do Sono de Qualidade

Nada como uma ótima noite de sono, não é mesmo! Eu dou muito valor ao meu sono, e quando vou dormir um pouco mais tarde do que o habitual, já fico chateada. Quando dormimos bem acordamos com mais disposição para enfrentar o dia, temos a sensação de estar com a “bateria cheia”. Muitas pessoas têm dúvidas sobre quantas horas por noite precisam dormir ou mesmo como ter um sono de qualidade. Na correria em que vivemos às vezes dormir a quantidade ideal e bem parece impossível. Mas você precisa fazer um esforço para conseguir, não permita que os estudos, o trabalho ou mesmo os problemas do dia-a-dia atrapalhem o seu sono.


Dormir bem é essencial. E não é só para um melhor desempenho nas tarefas diárias. O descanso é de suma importância para a sua saúde. Enquanto dormimos estamos cuidando do nosso corpo. Durante o sono acontece o fortalecimento do sistema imunológico, a liberação de hormônios, inclusive o hormônio do crescimento, (na infância cerca de noventa por cento do hormônio do crescimento é liberado durante o sono, ou seja, dormir faz crescer!) consolidação da memória, deixa a pele mais bonita e saudável, além do relaxamento e descanso da musculatura.  O sono ainda evita a flacidez muscular e garante o vigor físico.

E mais, estudos garantem que uma boa noite de sono controla a fome, aumenta a sensação de saciedade, melhora o humor e deixa a pele mais bonita! Ou seja, um sono adequado também ajuda a emagrecer!

A quantidade de sono ideal pode variar de acordo com o organismo de cada um. Na maioria dos casos, a população adulta precisa dormir de 6 a 8 horas por noite. Quando dormimos mal, somos prejudicados em todas as tarefas do dia, nosso humor muda e afeta inclusive a produtividade no trabalho, a coordenação motora é afetada e comprometida a capacidade de raciocínio. Irritação, cansaço físico e mental, sonolência, envelhecimento precoce e instabilidade emocional, são alguns problemas enfrentados por quem dorme pouco.


Nada de acumular sono. Quando dormir menos em determinada noite, vá pra cama mais cedo na noite seguinte. Se tentar compensar acordando mais tarde do que seu horário habitual ou então resolver tirar um cochilo após o almoço, você terá maior dificuldade para dormir na noite seguinte, perpetuando o problema.

Um cochilo de 15 minutos após o almoço é um hábito saudável e recomendado, quando dormimos após o almoço melhoramos a nossa produtividade, mas não exagere, não se esqueça de que excessos podem prejudicar o sono noturno.

Veja algumas dicas que vão te ajudar a dormir melhor:
Mantenha o quarto sempre com uma temperatura estável e agradável. Deixe o cômodo arejado durante o dia e escuro à noite;
Estabeleça horários de dormir e acordar, respeitando seu ritmo biológico;
Evite álcool ou bebidas com cafeína à noite;
Evite o uso regular de tranquilizantes para dormir;
Faça refeições leves à noite;
Pratique exercícios físicos regularmente.
Evite fazer exercícios físicos perto da hora de dormir;
Evite atividades estimulantes à noite.

Boa noite e bons sonhos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adoraria saber a sua opinião sobre esse post! Beijo ;*